Astronautas femininas perdem mala de ferramentas no espaço que deve cair na Terra – Notícias
Search
Foto: Divulgação / NASA

Astronautas femininas perdem mala de ferramentas no espaço que deve cair na Terra

Astronautas da NASA realizaram uma caminhada espacial feminina histórica na Estação Espacial Internacional, mas uma mala de ferramentas foi extraviada, com previsão de reentrada na Terra.

Compartilhe esta notícia

Na quarta-feira (1º), a NASA conduziu a quarta atividade extraveicular (EVA) totalmente feminina da história, com as astronautas Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara trabalhando na parte externa da Estação Espacial Internacional (ISS). Durante a missão, uma mala de ferramentas foi perdida no espaço, e a agência espacial dos EUA já calcula a possível data de reentrada do objeto na atmosfera terrestre.

As astronautas realizaram uma série de procedimentos durante a caminhada espacial, que teve início às 9h05 (horário de Brasília) e durou seis horas e 42 minutos. Entre as tarefas, elas substituíram um conjunto de rolamentos da matriz de energia solar da ISS e ajustaram um cabo que estava interferindo em uma câmera externa.

No entanto, a última tarefa, que envolvia a remoção e armazenamento de uma caixa eletrônica de comunicações conhecida como Grupo de Radiofrequência, não pôde ser concluída devido à perda da mala de ferramentas. A NASA informou que os controladores de voo detectaram a mala usando as câmeras da estação e que tanto a estação quanto a tripulação a bordo estão seguras, com risco mínimo de colisão com a ISS.

Os cálculos iniciais indicam que a mala de ferramentas deve reentrar na atmosfera da Terra por volta do dia 21 de abril de 2024, com uma margem de erro de 84 horas. No entanto, os especialistas alertam que é difícil prever o local exato de sua queda com seis meses de antecedência, e o calor durante a reentrada pode causar a fusão de parte do objeto.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!