O WhatsApp está prestes a encerrar o serviço gratuito de backup ilimitado das conversas no Google Drive. A versão beta do aplicativo para Android já indica que, em breve, os backups passarão a ocupar o espaço de armazenamento da conta Google.
A medida, anunciada pela Meta e pelo Google, segue o plano divulgado desde novembro do ano passado. Apesar das expectativas para dezembro, a interrupção do backup ilimitado não ocorreu na versão beta do serviço.
Como isso afetará os usuários? Atualmente, os usuários de Android podem armazenar suas conversas no Google Drive sem consumir espaço na conta. No entanto, com a mudança iminente, será crucial considerar o tamanho dos arquivos, especialmente vídeos compartilhados nas conversas.
A conta gratuita do Google oferece 15 GB para serviços como Drive, Gmail e Fotos. Diante disso, as alternativas incluem assinar o Google One por R$ 6,99 ao mês, com 100 GB de armazenamento, ou desativar o backup do WhatsApp para evitar ocupar o espaço no Drive. Essa última opção, porém, impede a restauração do histórico de conversas na nuvem em casos de troca de dispositivo ou reset.


