Para os entusiastas da astronomia no Brasil e no Hemisfério Sul, o Cometa do Diabo (12P/Pons-Brooks) estará em destaque neste domingo, proporcionando um espetáculo celestial para quem deseja observá-lo. Este corpo celeste, conhecido por sua órbita de 71,3 anos ao redor do Sol, poderá ser visto com binóculos ou telescópios devido à intensidade do brilho, tornando-o não visível a olho nu.
De acordo com o Observatório Nacional, o melhor horário para observação do Cometa do Diabo será entre 17h40 e 18h30, olhando para o horizonte oeste na direção do pôr do sol. A observação será mais clara nos estados localizados mais ao Norte do Brasil, onde o cometa estará visível abaixo das Constelações de Touro e, posteriormente, de Órion.
O nome “Cometa do Diabo” surgiu após uma explosão inesperada que aumentou significativamente seu brilho, observada pelo astrônomo Elek Tamás. Este fenômeno celestial não tem relação com algo maligno, como esclarece o Observatório Nacional, e está sendo comparado a elementos da cultura popular, como a nave Millennium Falcon de Star Wars.
A data de 2 de junho também é mencionada, quando o Cometa do Diabo estará próximo da Terra, embora a visibilidade não seja ideal para observações. No entanto, neste domingo (21), os entusiastas da astronomia terão uma excelente oportunidade para observar este fenômeno único no céu.
Com a informação Observatório Nacional / Agência Brasil.



