Duas mulheres de 33 anos tiveram suas vidas transformadas após realizarem um procedimento estético aparentemente simples: a micropigmentação das sobrancelhas. O que elas não esperavam era que, anos depois, a técnica estética causaria uma doença pulmonar rara chamada sarcoidose sistêmica.
O caso, relatado no Journal of Medical Case Reports em 2 de abril, é o primeiro a registrar a ligação entre a micropigmentação e a sarcoidose sistêmica. A doença, que causa a formação de pequenas lesões em diversos órgãos, afetou principalmente os pulmões das mulheres, dificultando a respiração.
A sarcoidose pode ser causada por diversos fatores, como contato com pesticidas, mofos e bolores. No caso das vítimas, a tintura injetada na sobrancelha pode ter causado uma inflamação que gerou a doença. Placas vermelhas no local do procedimento estético indicaram a possível inflamação.
Uma das vítimas foi diagnosticada com sarcoidose seis anos após o procedimento, enquanto a outra recebeu o diagnóstico em 12 meses. Ambas foram tratadas com corticoides. A primeira paciente precisou tomar o medicamento por dois anos até que o tecido dos pulmões se recuperasse. A segunda, por outro lado, obteve melhoras após 40 semanas de uso do remédio.
Embora a ligação entre micropigmentação e sarcoidose sistêmica seja rara, os médicos alertam para os riscos do procedimento. Esteticistas devem informar seus pacientes sobre os riscos e orientá-los para acompanhamentos médicos regulares com dermatologistas.



