A partir da madrugada desta quarta-feira (28), será possível visualizar no céu em todo país o último alinhamento planetário do ano, que reunirá Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno. Esse tipo de fenômeno é bastante raro, especialmente porque envolve seis planetas em uma mesma configuração no céu, e a próxima oportunidade para vê-lo será daqui há 10 anos.
Quem estiver disposto a acordar cedo, será presenteado com esse espetáculo único. O fenômeno, que marca o encerramento do mês de agosto, poderá ser observado em todo o Brasil nas primeiras horas da manhã, e o momento ideal será logo ao nascer do sol. Embora alguns dos planetas sejam visíveis a olho nu, como Marte e Júpiter, outros, como Urano e Netuno, podem exigir o uso de binóculos ou telescópios para uma observação mais clara.
Para as regiões mais ao sul do país, a visualização pode ser ligeiramente melhor em 30 de agosto. Em qualquer dos dias, a dica é buscar um local com pouca poluição luminosa e horizonte claro, e utilizar aplicativos de mapeamento estelar para ajudar na localização exata dos planetas.



