Fenômeno astronômico raro captura na órbita da terra uma "nova lua": Fique atento ao céu
Pesquisar
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Fenômeno astronômico raro captura na órbita da terra uma “nova lua”: Fique atento ao céu

Fenômeno astronômico raro trará uma nova “mini-lua” em setembro, mas será difícil de ser vista a olho nu.

Compartilhe esta notícia:

No final de setembro, um asteroide de 10 metros, identificado como 2024 PT5, será capturado pela gravidade da Terra e se tornará uma “mini-lua”. Esse fenômeno é previsto para durar 53 dias, começando em 29 de setembro e se encerrando em 25 de novembro, conforme observações da Universidade Complutense de Madrid.

A detecção do asteroide foi realizada pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), e devido ao seu tamanho reduzido, ele não poderá ser visto a olho nu. A Research Notes of the AAS informa que até mesmo alguns telescópios podem ter dificuldade em visualizar o objeto.

Os cientistas acreditam que o asteroide tenha vindo da região conhecida como cinturão de Arjuna, uma área de objetos com órbitas próximas à da Terra. O asteroide voltará a passar perto do planeta em janeiro de 2025 e, posteriormente, em 2055.

Este evento lembra a passagem de uma “mini-lua” em 2006, que ficou em órbita por cerca de um ano, e uma segunda que orbitou o planeta até 2020.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.