A partir de 2025, a Serra Gaúcha ganhará um novo acesso turístico com a construção do Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul. O ministro de Portos e Aeroportos confirmou o início das obras, com um aporte de R$ 170 milhões em parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Caxias do Sul, usando recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que já destinou R$ 204 milhões ao projeto.
Nos próximos meses, as etapas finais e licitações para terraplanagem e infraestrutura serão concluídas, com a construção do terminal de passageiros financiada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O aeroporto deve ficar preparado para o crescente fluxo turístico da região, especialmente de visitantes para Gramado.
O projeto visa atender cerca de 1 milhão de passageiros e 1,2 milhões de cargas no primeiro ano de operação, funcionando como um novo ponto de entrada para o sul do país, e facilitando o acesso a Gramado, Bento Gonçalves e Canela.
A localização, a 40 km de Gramado, reduzirá o tempo de deslocamento para turistas, promovendo uma alternativa rápida e acessível. Com isso, o aeroporto abrirá portas para o desenvolvimento regional e incentivará o aumento do turismo.