John Tinniswood, o homem mais velho do mundo, faleceu aos 112 anos. A informação foi confirmada pelo Guinness World Records nesta terça-feira (26/11). Segundo a publicação, ele morreu na segunda-feira (25/11) em uma casa de repouso na Inglaterra.
Nascido em agosto de 1912, em Liverpool, John conheceu sua esposa, Blodwen, durante um baile e se casou com ela em 1942, no auge da Segunda Guerra Mundial, enquanto servia no exército britânico, onde era responsável pelas finanças e pelo suprimento alimentar. Após sua aposentadoria aos 60 anos, Tinniswood trabalhou como contador na indústria do petróleo. Ele deixou uma filha, quatro netos e três bisnetos. Sua esposa faleceu em 1986.
Para o Guinness World Records, a família de Tinniswood disse que “John tinha muitas qualidades excelentes. Ele era inteligente, decidido, corajoso, calmo em qualquer crise, talentoso em matemática e um ótimo conversador.” Entre os 100 e 110 anos, John Tinniswood recebeu anualmente um cartão de aniversário da falecida Rainha Elizabeth II, que era 14 anos mais nova do que ele. A Rainha Elizabeth faleceu em 2022.
John Tinniswood se manteve mentalmente ativo ao longo dos anos, acompanhando as notícias e gerenciando suas finanças pessoais, o que, segundo o Guinness World Records, pode ter sido um fator importante para sua longevidade. Quando o Guinness lhe concedeu o título de homem mais velho do mundo em abril deste ano, Tinniswood afirmou que não havia um segredo especial para sua longa vida, destacando que se tratava apenas de “sorte”.



