PL de Delegado Zucco que prevê multa por uso de drogas em locais públicos é aprovado na CCJ – Notícias
Search
Foto: Agência Brasil
Foto: Imagem Ilustrativa / Agência Brasil

PL de Delegado Zucco que prevê multa por uso de drogas em locais públicos é aprovado na CCJ

O texto define como ambientes públicos as vias públicas, praças, parques e arredores de instituições públicas.

Compartilhe esta notícia

O Projeto de Lei (PL 219/2024) de autoria do deputado Delegado Zucco (Republicanos), que prevê a aplicação de multa para o porte e consumo de drogas ilícitas em ambientes públicos no Rio Grande do Sul, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora segue para apreciação das Comissões de Mérito da
Assembleia Legislativa.

A proposta estabelece que qualquer pessoa flagrada portando ou consumindo entorpecentes em espaços públicos será penalizada com multa no valor de um salário mínimo (R$ 1.518,00), dobrando em casos de reincidência dentro do período de 12 meses. O texto define como ambientes públicos as vias públicas, praças, parques e arredores de instituições públicas. O valor arrecadado será destinado ao Fundo Estadual sobre Drogas, contribuindo para a prevenção e tratamento de dependentes químicos.

O parecer do relator, deputado Cláudio Tatsch (PL), foi aprovado por oito votos favoráveis e três contrários na CCJ, na manhã de hoje (29/04). O deputado Delegado Zucco defende que a medida busca reforçar a segurança pública e desestimular o consumo de entorpecentes em locais de grande circulação.

“O projeto tem um caráter educativo e preventivo. A intenção não é apenas punir, mas conscientizar a população sobre os riscos do uso de drogas e garantir que espaços públicos sejam frequentados sem a presença de substâncias ilícitas”, afirma o parlamentar.

A proposta também destaca que a penalização administrativa não exclui outras sanções previstas na legislação vigente, incluindo eventuais responsabilizações criminais, caso aplicáveis.

O deputado Delegado Zucco explica que a medida visa reforçar a segurança e a ordem nos espaços públicos, além de desestimular o uso de substâncias ilícitas. “A decisão do STF sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal não significa legalização. O consumo de drogas continua proibido, e essa proposta busca garantir que haja uma punição administrativa eficaz para coibir essa prática em locais públicos”, afirma Delegado Zucco.

Com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei avança agora para uma comissão permanente de mérito, onde será analisado em relação ao seu conteúdo e impacto. Somente após essa etapa técnica e temática, o texto estará apto a ser encaminhado para votação no plenário da Casa, onde será decidido pelos parlamentares em definitivo.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!