Chega de Robocalls! Nova Lei vai bloquear ligações automáticas em todo o Brasil – Notícias
Search
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Chega de Robocalls! Nova Lei vai bloquear ligações automáticas em todo o Brasil

Cadastro Nacional pode impedir chamadas indesejadas e proteger consumidores vulneráveis

Compartilhe esta notícia

O Congresso Nacional está analisando um projeto de lei apresentado pela senadora Damares Alves (DF) que propõe a criação de um Cadastro Nacional de Consumidores com o objetivo de bloquear ligações automáticas feitas por robôs. A proposta surge em resposta ao crescente número de Robocalls, que chegam a ultrapassar 10 bilhões de chamadas por mês no Brasil.

A medida permitirá que qualquer pessoa solicite a exclusão do seu número da base de dados usada por empresas de telemarketing e sistemas automatizados. Empresas que desrespeitarem o cadastro estarão sujeitas a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. A inspiração para a proposta veio de ações semelhantes já em prática em alguns estados brasileiros.

A iniciativa busca garantir mais segurança aos grupos mais expostos a riscos, como idosos e adolescentes, que frequentemente são alvos de golpes financeiros e abordagens abusivas por telefone. Damares defende que a regulamentação deve ser nacional e padronizada para garantir proteção efetiva.

Segundo a parlamentar, o excesso de ligações vem provocando desconfiança generalizada da população, que já evita atender números desconhecidos. A preocupação é que chamadas realmente importantes, como aquelas feitas por hospitais ou serviços públicos, também acabem sendo ignoradas por medo de fraude.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!