O Brasil deu mais um passo rumo ao avanço tecnológico com a criação de um grupo interministerial que será responsável por executar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O anúncio foi feito por meio de publicação oficial no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12).
Com previsão de R$ 23 bilhões em investimentos ao longo de quatro anos, o plano visa posicionar o Brasil como referência mundial em Inteligência Artificial, promovendo o uso dessa tecnologia em áreas como saúde, meio ambiente, educação e infraestrutura. O GT contará com representantes de 15 órgãos, incluindo o Ministério da Justiça, Educação e Comunicações.
Entre os objetivos do plano está a construção de uma infraestrutura tecnológica nacional robusta, que inclui o desenvolvimento de chips de IA e a ampliação da capacidade computacional por meio da modernização de supercomputadores, com destaque para o uso de fontes de energia limpa.
Além da coordenação das ações, o grupo também poderá envolver universidades, centros de pesquisa e representantes da sociedade civil em suas reuniões. A proposta é garantir um modelo participativo e integrado de desenvolvimento científico e tecnológico para as próximas décadas.
Com a informação Agência Brasil.



