Encantado inicia obras de desassoreamento em arroios atingidos por enchentes de 2024 – Notícias
Search
Foto: Pedro Andrade/Ascom Sedur

Encantado inicia obras de desassoreamento em arroios atingidos por enchentes de 2024

Desde janeiro, o Desassorear RS já atendeu 154 municípios, retirando mais de 933 mil metros cúbicos de sedimentos de arroios e sistemas pluviais

Compartilhe esta notícia

A cidade de Encantado, no Vale do Taquari, deu início nesta terça-feira (10) às obras de desassoreamento dos arroios Jacarezinho, Argoleta e Lambari, como parte do programa estadual Desassorear RS. A iniciativa integra o Eixo 1 do plano e é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), com foco na prevenção de enchentes e na melhoria das condições de drenagem em pequenos cursos d’água. O ato contou com a presença do secretário Marcelo Caumo, do prefeito Jonas Calvi, de autoridades locais e estaduais e de moradores da região.

As intervenções fazem parte de um esforço conjunto do governo estadual e das prefeituras para enfrentar os impactos das enchentes históricas de 2024 e promover maior segurança ambiental e estrutural às comunidades atingidas. Moradora da região do arroio Jacarezinho, Elisabete Stefenon Fachini relatou os efeitos devastadores da última cheia. “Era água por tudo quanto é lado, derrubando árvores e bloqueando estradas. Agora estamos aliviados com essa ação, porque o rio pode correr no seu espaço e isso nos dá tranquilidade”, afirmou.

O secretário Marcelo Caumo destacou a importância do Desassorear RS diante dos eventos extremos vividos nos últimos anos. “O Vale do Taquari enfrentou momentos muito dolorosos em 2023 e 2024. Essa obra é parte de uma resposta concreta do Estado para evitar que tragédias como aquelas se repitam”, disse. O prefeito Jonas Calvi também agradeceu o apoio do governo estadual, lembrando as visitas do governador Eduardo Leite em momentos críticos. “O Estado esteve presente não só nas inaugurações, mas também quando mais precisávamos”, afirmou.

Desde janeiro, o Desassorear RS já atendeu 154 municípios, retirando mais de 933 mil metros cúbicos de sedimentos de arroios e sistemas pluviais. Com investimento de R$ 301 milhões, os serviços foram concluídos em 13 cidades e fazem parte do Plano Rio Grande — estratégia estadual voltada à reconstrução, adaptação e resiliência climática, liderada pelo governador Eduardo Leite.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!