A comporta 14, localizada no cruzamento da avenida Castelo Branco com a Voluntários da Pátria, será definitivamente desativada, conforme anúncio do prefeito Sebastião Melo durante assembleia do Orçamento Participativo (OP) na região Humaitá-Navegantes. A medida foi tomada após forte pressão popular, motivada pelos impactos da cheia de 2024, que rompeu a estrutura e causou graves inundações no 4º Distrito.
Com base em estudo técnico do especialista Carlos Tucci, a gestão decidiu substituir toda a passagem por uma barreira em concreto armado, priorizando a segurança dos moradores. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já executava obras em parte da comporta, mas agora aplicará o mesmo método de fechamento no outro lado, sem nova licitação.
A extinção da comporta 14 será concluída até o fim de 2025, junto com as obras nas comportas 8, 9, 10 e 13. Já os portões móveis das comportas 11 e 12 serão trocados até o primeiro trimestre de 2026. O projeto completo prevê um investimento de R$ 11 milhões com ajustes no contrato conforme o novo escopo.
Ainda nesta semana, três comportas fechadas em junho de 2025 — 9, 12 e 13 — terão acesso restabelecido. A comporta 12, que liga a Voluntários da Pátria à Castelo Branco, poderá inclusive permitir a volta do trânsito de veículos nos próximos dias.
Com a informação PMPA.



