Três gaúchos foram selecionados para integrar o elenco do novo reality culinário da Globo, Chef de Alto Nível, que estreou em 15 de julho. O programa conta com 24 competidores divididos em três categorias: profissionais, amadores e criadores de conteúdo. Entre os participantes confirmados estão Arika Messa de 42 anos, chef e professora de gastronomia, natural de Porto Alegre e atualmente morando em Canela. Representa o time dos cozinheiros profissionais. Bruno Sutil de 35 anos, pesquisador sensorial nascido em Porto Alegre e vivendo em São Paulo. Está na categoria de cozinheiros amadores. Ícaro Conceição de 33 anos, chef particular e criador de conteúdo, também de Porto Alegre. Participa como cozinheiro da internet.
A estrutura do programa é inovadora e conta com a chamada Torre das Cozinhas, composta por três andares com diferentes níveis de recursos: o porão, com equipamentos limitados; o andar intermediário; e o topo, equipado com tecnologia de ponta. Os competidores enfrentam desafios em todos os níveis, tendo apenas alguns segundos para escolher os ingredientes em uma plataforma móvel.
Durante os episódios iniciais, os participantes competem em provas eliminatórias dentro das categorias. Ao final dessa fase, 15 avançam para os times comandados por chefs renomados: Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto. Em seguida, os grupos competem entre si nos três andares da torre, enfrentando eliminações semanais.
A reta final do programa será ao vivo, no dia 21 de agosto, quando os três finalistas terão que apresentar um menu completo: entrada no porão, prato principal no nível médio e sobremesa no topo. O vencedor receberá R$ 500 mil, mentoria gastronômica e o título de Chef de Alto Nível.



