O setor de apostas esportivas se tornou uma fonte de receita importante para os clubes brasileiros de futebol. Neste ano, todos os times da primeira divisão do Brasileirão contam com algum tipo de acordo comercial com empresas de apostas. Além da elite do futebol nacional, essas parcerias também são frequentes em outras divisões, nos nomes de estádios tradicionais e nas placas de publicidade ao redor dos gramados.
Um número emblemático mostra a relevância que as marcas de apostas legalizadas alcançaram no esporte mais popular do país. Apenas com patrocínios de jogos e apostas, as equipes brasileiras devem receber em torno de 1 bilhão de reais nesta temporada, considerando somente os valores direcionados aos times da Série A. Dos 20 times, 18 apresentam marcas de apostas como seus principais patrocinadores, os famosos patrocínios máster.
Neste contexto, as exceções são o Mirassol e o Bragantino. Essas duas equipes contam com apoiadores de outros setores nos espaços mais nobres de seus uniformes. Entretanto, as empresas de apostas surgem em outros espaços das camisas. Dessa maneira, fica evidente que o futebol brasileiro está encontrando apoio neste novo ramo presente no país.
Cenário regulamentado no Brasil
Vale salientar que a regulamentação das apostas esportivas e jogos online trouxe uma série de normas a serem cumpridas pelas empresas que desejam seguir no Brasil. Para fechar acordos comerciais com equipes de futebol ou de outras modalidades, essas marcas necessitam contar com licenças e estar em dia com a legislação vigente.
De acordo com o founder da Cactus, Nickolas Tadeu Ribeiro de Campos, as plataformas necessitam zelar pelo jogo responsável e a integridade em suas operações. Ou seja, as empresas monitoram os mercados de apostas e devem informar às autoridades alguma ação suspeita. Dessa maneira, se tornam aliadas do jogo limpo em todo o país.
Ainda segundo Nickolas Ribeiro, as empresas também precisam fomentar a conscientização de seus usuários. Incentivar o jogo responsável é uma exigência, mas deve ser encarado como um compromisso a longo prazo. Em contrapartida, o apostador – maior de idade – deve estar bem informado e somente se cadastrar em plataformas licenciadas visando proteger seus dados, seu dinheiro e sua experiência. Por isso, jogue com responsabilidade sempre!