Para dar visibilidade ao Setembro Verde, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) lançou, junto à House of Creativity (HOC), a campanha DialÓrgãos, que transforma balões de fala em órgãos humanos. A proposta simboliza que a decisão de ser doador começa com uma conversa em família.
A ação, desenvolvida em parceria com a Imobi, vai além dos meios digitais do hospital e chega também às ruas de Porto Alegre. A ideia é estimular debates sobre a doação de órgãos e aumentar a conscientização da sociedade sobre o tema.
De janeiro a agosto de 2025, o Clínicas contabilizou 363 transplantes. O destaque foi para os de córnea, com 170 procedimentos, seguidos por rim (105), medula óssea (47), fígado adulto (17), fígado infantil (10), pulmão (8) e coração (6). Os meses mais movimentados foram julho (56) e agosto (54), enquanto maio apresentou o menor número, com apenas 30 transplantes.
Com a campanha, o hospital busca reforçar sua posição como centro de referência em transplantes no Brasil, lembrando que cada diálogo pode se transformar em esperança de vida para quem aguarda na fila.