Os diques provisórios que estavam instalados nas comportas 11 e 14 começaram a ser retirados nesta semana em Porto Alegre. A medida, realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), deve ser finalizada até o próximo fim de semana.
Segundo informações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a remoção das barreiras temporárias abre caminho para a execução das obras permanentes. Enquanto a comporta 11 será equipada com um novo portão metálico, a comporta 14 será desativada por meio de uma estrutura em concreto armado.
Atualmente, sete frentes de trabalho estão em andamento. De acordo com o Dmae, até o final de 2025 cinco passagens serão extintas, enquanto a substituição de portões deve ser concluída no início de 2026. O investimento total ultrapassa R$ 11,3 milhões, com recursos do município e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
O projeto integra o planejamento de modernização das 14 comportas que compõem o sistema de proteção contra enchentes da capital. Três já foram desativadas definitivamente e outras receberam melhorias estruturais, garantindo maior eficiência no enfrentamento a possíveis alagamentos.
PMPA.



