A rede taQi, tradicional no segmento de materiais de construção, eletrodomésticos e móveis, deverá fechar quase 30 lojas no Rio Grande do Sul nas próximas semanas. Segundo a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul), 29 unidades constam na lista de encerramento, embora o Grupo Herval não confirme oficialmente quais serão as filiais atingidas. Atualmente, a marca opera 51 lojas no estado.
O movimento marca mais uma etapa do processo de redução iniciado em 2023, quando o Grupo Herval encerrou 17 unidades, sobretudo na Região Metropolitana. À época, a rede passou de 90 para 73 lojas, e, nos últimos dois anos, reduziu novamente a operação até chegar à estrutura atual. Episódios recentes, como o fechamento da filial de Esteio em abril, também resultaram em demissões.
O Grupo Herval atribuiu o encolhimento às dificuldades enfrentadas desde a pandemia, como queda nas vendas, inadimplência, e impacto dos juros altos sobre consumidores e empresas. Mesmo com o novo ciclo de cortes, o grupo afirma que a taQi passa por uma “adequação do modelo de vendas”, impulsionada pelo avanço das compras online e mudanças no comportamento do público.
Além da taQi, o Grupo Herval também administra a rede Iplace, licenciada Apple no Brasil, e a marca de móveis Uultis, presente em cidades como Nova York e Miami. Em nota, a empresa reforça que o atendimento segue presencial e via e-commerce, inclusive nas unidades onde ocorre a Liquida Mostruário.



