A noite de ontem foi marcada por transtornos para moradores do bairro Santana, em Porto Alegre. Uma ação de poda de árvore realizada na Rua Olavo Bilac, próximo ao número 597, resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica na região, gerando reclamações de quem vive na área.
Uma moradora relatou que o trabalho começou à noite e pegou a vizinhança de surpresa. “Estou filmando agora, 20h30 da noite o pessoal da CEEE podando árvores, desligaram a luz para podar árvores a esta hora”, disse.
Segundo moradores, a falta de previsão e comunicação prévia agravou a sensação de descaso. “Se tivessem avisado, a gente se preparava, mas fazer um serviço desses à noite, sem planejamento e ainda deixar todo mundo sem luz, é complicado”, afirmou a residente.
A poda teria sido realizada por uma equipe da CEEE Equatorial e até o momento, não há confirmação oficial do prazo para a normalização completa do serviço.
O QUE DIZ A CEEE EQUATORIAL
Em nota, a CEEE Equatorial informou que realizou a poda na rua Olavo Bilac para restabelecer o fornecimento de energia para clientes após o contato da vegetação com a rede elétrica. O fornecimeno foi restabelecido por volta das 22h.
A Distribuidora reforça que, conforme a legislação estadual (Nº 16.201/2024), a responsabilidade pelo manejo arbóreo – o que evitaria o contato com a rede elétrica – é do poder público municipal. No caso de terrenos particulares, cabe ao proprietário realizar esse trabalho. A CEEE Equatorial, por sua vez, realiza a poda de forma emergencial (quando há interrupção do fornecimento) ou de forma preventiva, conforme a necessidade.
A CEEE Equatorial reforça a necessidade registro do protocolo é fundamental para agilizar o atendimento das solicitações.



