Projeto autoriza alienação de antigo prédio da prefeitura para moradia popular no Centro de Porto Alegre
Pesquisar
Foto: imagem meramente ilustrativa / Divulgação / Atempa

Projeto autoriza alienação de antigo prédio da prefeitura para moradia popular no Centro de Porto Alegre

Prédio da antiga Smed no Centro Histórico pode ser vendido para financiar residencial Barcelona

Compartilhe esta notícia:

A Câmara Municipal de Porto Alegre analisa projeto de lei complementar do Executivo que autoriza a desafetação e alienação do imóvel localizado na Rua dos Andradas, 680 — antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) — para viabilizar o Projeto de Habitação de Interesse Social Barcelona. O edifício de 16 pavimentos foi avaliado em R$ 12,4 milhões.

Segundo o texto, a receita obtida com a alienação será integralmente destinada à construção, incorporação e ações correlatas do Barcelona, no bairro Humaitá, e creditada em conta vinculada ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. O pagamento pelo imóvel poderá ser feito à vista ou parcelado em até 12 vezes mensais e sucessivas.

A Prefeitura informa que, em reunião com a comunidade, ficou definida a construção de 254 apartamentos nos residenciais Barcelona I e II, atendendo demanda acumulada há cerca de duas décadas. Os projetos executivos foram contratados com recursos do Fundo e estão em fase de aprovação na Smamus, com previsão de chamamento público para construção possivelmente no 1º semestre de 2026.

CMPA.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.