A Câmara Municipal de Porto Alegre analisa projeto de lei complementar do Executivo que autoriza a desafetação e alienação do imóvel localizado na Rua dos Andradas, 680 — antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) — para viabilizar o Projeto de Habitação de Interesse Social Barcelona. O edifício de 16 pavimentos foi avaliado em R$ 12,4 milhões.
Segundo o texto, a receita obtida com a alienação será integralmente destinada à construção, incorporação e ações correlatas do Barcelona, no bairro Humaitá, e creditada em conta vinculada ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. O pagamento pelo imóvel poderá ser feito à vista ou parcelado em até 12 vezes mensais e sucessivas.
A Prefeitura informa que, em reunião com a comunidade, ficou definida a construção de 254 apartamentos nos residenciais Barcelona I e II, atendendo demanda acumulada há cerca de duas décadas. Os projetos executivos foram contratados com recursos do Fundo e estão em fase de aprovação na Smamus, com previsão de chamamento público para construção possivelmente no 1º semestre de 2026.
CMPA.



