Na manhã da última quinta-feira (18), a Ilha da Pintada amanheceu com brilho diferente. Entre sorrisos tímidos, expectativas guardadas em pequenos envelopes e olhares curiosos, 70 crianças viveram um momento que promete ficar marcado na memória. Cada uma delas teve sua cartinha de Natal atendida pelo Instituto Moinhos Social, pilar social do Hospital Moinhos de Vento, que levou acolhimento, esperança e afeto à Associação dos Amigos Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, em Porto Alegre.
Os presentes, cuidadosamente escolhidos a partir dos desejos escritos pelas próprias crianças, foram entregues na sede da AAAPIP em um encontro repleto de emoção, proximidade e sentido de comunidade. Ao todo, a ação de Natal do Instituto Moinhos Social resultou na doação de 3.618 brinquedos, beneficiando 20 instituições sociais de Porto Alegre e Região Metropolitana. Ana Vitória, 9 anos, foi uma das crianças contempladas pela iniciativa. Ela é fã de Demons Layers e pediu uma camiseta do anime preferido. Ao abrir o pacote, não conteve a alegria ao ver o presente tão desejado. “Fiquei muito feliz e vou usar hoje mesmo”, disse a menina.
O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, ressaltou o impacto da experiência. “Sair da rotina foi essencial. Vivemos muito envolvidos com o dia a dia, quase numa bolha, e outras realidades ampliam nosso olhar sobre a vida — e nos tornam pessoas melhores.” Ele comentou ainda que levou os filhos para participarem da ação como uma forma de reforçar valores que já fazem parte da formação deles, como solidariedade, empatia e responsabilidade social.
Parrini destacou que o propósito do Instituto é manter a solidariedade ativa ao longo de todo o ano, e não apenas em datas festivas. “O Instituto Moinhos Social nasceu para criar uma relação constante de colaboração e contribuição. Momentos como esse fazem enxergar o que é possível fazer de diferente para ajudar e, de fato, mudar realidades”, afirmou.
Para a superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch, a relação da Instituição com as ilhas de Porto Alegre é construída com história, presença e afeto. “Fazer parte de um momento tão marcante na vida das crianças reforça a essência do Instituto Moinhos Social, que é justamente transformar realidades por meio da solidariedade. Nossa atuação nas ilhas acontece há anos, e cada iniciativa renova o nosso compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades”, destacou.
Solidariedade
Durante evento, o presidente da Associação dos Amigos Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada, Carlos Estevão Nunes, destacou a relevância da solidariedade e relembrou os momentos difíceis vividos pela comunidade, causados pela enchente de maio de 2024. “Essa parceria, essa amizade e confiança mútua são fundamentais. Depois que passamos por toda essa luta, com muitas perdas, é emocionante ver um trabalho como esse chegar até as periferias e proporcionar alegria às nossas crianças. Ninguém faz nada sozinho. Vida é missão”, afirmou.
A ação beneficiou 20 instituições sociais, são elas:
Associação dos Amigos Artesãos e Pescadores da Ilha da Pintada
Centro Social Padre Pedro Leonardi
Bom Samaritano
Casa da Criança de Alvorada
Cedel
Lupicínio Rodrigues
Clínica Esperança
Coletivo Autônomo Morro da Cruz
Centro de Promoção da Criança e do Adolescente
Creche Topo Gigio
Educandário São João Batista
EEEF Ana Neri
Escola Marista Boa Mãe
IEI Salvatori Lettiere
Instituto Providência
Lar Esperança
Centro Social Marista Irmão Bortolini
Renascer da Esperança
Dia do Amor
HRES



