Atenção população de Porto Alegre: HCPA necessita com urgência doação de plaquetas e sangue – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação/HCPA

Atenção população de Porto Alegre: HCPA necessita com urgência doação de plaquetas e sangue

Atenção a pacientes que se preparam para transplante de medula ou já passaram pelo procedimento exigem muitas bolsas de plaquetas

Compartilhe esta notícia:

O Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) faz um apelo à população para a doação de plaquetas, componente essencial do sangue e fundamental para o tratamento de pacientes submetidos a transplantes de medula óssea, quimioterapia e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

As doações de plaquetas no HCPA precisam ser agendadas pelo WhatsApp (51)99735.9867.

A doação de sangue pode ser feita pelo link bit.ly/sangueonline, site www.hcpa.edu.br ou telefone (51) 3359.8504; O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Rua São Manoel, 543 – 2º andar, em Porto Alegre.

Referência nacional em alta complexidade, o Hospital de Clínicas depende diretamente das doações para manter transplantes, cirurgias e atendimentos de urgência. A doação de sangue e plaquetas é um gesto solidário que representa a continuidade do tratamento e a chance de vida para muitos pacientes.

Plaquetas
As plaquetas são responsáveis pelo controle de sangramentos e pela coagulação do sangue. Pacientes que passam por transplante de medula ou tratamentos oncológicos costumam apresentar queda acentuada desse componente, o que torna a transfusão vital para a continuidade do cuidado e para a segurança dos procedimentos.

A doação de plaquetas é feita por um processo chamado aférese, no qual o sangue é coletado, passa por um equipamento que separa apenas as plaquetas necessárias e, em seguida, retorna ao doador com os demais componentes. O procedimento é seguro, utiliza material totalmente descartável e não oferece riscos à saúde. O organismo repõe rapidamente as plaquetas doadas, e a coleta dura cerca de duas horas.

Podem doar plaquetas pessoas entre 18 e 69 anos, que pesem 60 kg ou mais, estejam em boas condições de saúde, não estejam em jejum e apresentem documento oficial com foto.

Previamente à doação de plaquetas é necessário já ter realizado uma doação de sangue total, ter sido avaliado o acesso venoso para a coleta e ter sido verificado a contagem de plaquetas do doador.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.