Um catador de latas foi empurrado e agredido por três agentes de escolta penitenciária na quinta-feira (14), às 16h45, na Vila Maria, na zona norte de São Paulo. A agressão foi filmada por um motorista que passava pelo local. Nas imagens, é possível ver o momento em que um dos agentes empurra o homem contra um automóvel estacionado na rua. (Vídeo abaixo)

O homem é agredido com um tapa no rosto. O catador tenta se desvencilhar, mas não consegue e mais é agredido com um tapa e um chute, dado por um segundo agente, pela segunda vez.

Um terceiro agente, que assistia as agressões cometidas pelos companheiros, espalha as latinhas do catador com os pés. Os três saem e o catador passa a recolher e guardar as latinhas novamente na sacola.

O motorista, que flagrou a ação truculenta, fala com o homem e diz a ele que registrou toda a agressão. Não é possível identificar o que provocou a atitude violenta dos agentes.

Por meio de nota, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) afirmou que no dia da agressão tomou conhecimento dos fatos, abriu uma apuração e identificou os três agentes. Segundo a pasta, eles foram ouvidos e afastados do serviço de escolta. Agora devem fazer a vigilância de presídios da capital até o fim das investigações. (R7)